Topografia CADASTRO

Serviços de Aerofotogrametria com VANT permitem executar levantamentos topográficos de grandes extensões com alta resolução (GSD <5cm/pixel) e em curto período de tempo. Essa técnica não veio para substituir a metodologia tradicional, mas sim para agregar ao método, como em situações de coberturas de áreas extensas ou quando o cliente necessite de mais informações além de uma planta planialtimétrica. Para alcançar a precisão e acurácia desejada nos produtos finais, é necessário a obtenção de coordenadas de pontos de apoio em solo com aparelho GNSS de precisão.

A partir da geração de Mosaico de Ortofotos, Modelos Digital de Superfície, Modelo Digital de Terreno e Nuvem de Pontos 3D podem ser obtidos as Curvas de Nível em intervalos centimétricos, Mapas de Declividade (em porcentagem ou graus), Mapas de Uso e Ocupação do Solo e Cálculos Volumétricos. Esses produtos servem de subsídio à tomada de decisões em diversos setores, como por exemplo: Projetos de Zoneamento, Uso e Ocupação do solo para Cadastro Urbano e Rural; Cálculos de corte e aterro para construção civil; Cubagem de jazidas para mineração; Planejamento do cultivo agrícola; Definição de corredores para instalação de linhas de transmissão; Delimitação de Áreas de Preservação Permanente e outros.

 

INSPEÇÃO 

 

O uso de sensores embarcados em VANT é um recurso fundamental no auxílio de processos de inspeções de estruturas e instalações, e no acompanhamento de obras de engenharia, seja para um monitoramento continuo, planos de segurança ou manutenções preventivas e corretivas. A adequação do tipo de sensor (câmera RGB ou Térmica) ao objetivo da inspeção, proporciona uma análise mais detalhada do objeto inspecionado, além de agregar qualidade ao trabalho e otimizar o tempo de execução.

A obtenção de imagens e vídeos de altíssima resolução (no espectro do visível ou infravermelho) favorece a detecção de problemas como; anomalias térmicas, patologias estruturais, fissuras, rachaduras, oxidação, corrosão, desgaste, ruptura de peças e encaixes, vazamentos, infiltrações, entre outros.

Algumas vantagens da inspeção com drones são: aumento na produtividade, redução do risco e erro humano, redução e otimização dos custos, flexibilidade e versatilidade em alcançar alvos de difícil acesso, escala milimétrica dos alvos. Geradores eólicos, painéis solares, estruturas metálicas, torres, redes de transmissão e subestações elétricas são alguns exemplos de inspeções oferecidas pela Geo Vant.

 

Mineração

O planejamento para atividades de mineração torna-se cada vez mais preciso e eficiente com a utilização de técnicas de Aerofotogrametria, propiciando maior assertividade na busca por lavras, além da precisão dos cálculos de volumetria com total segurança e sem a necessidade de paralisação das atividades. As informações extraídas do aerolevantamento auxiliam nas diversas etapas do processo de mineração, desde a pesquisa para localização do minério, passando pela prospecção e cubagem da jazida, até a recuperação ambiental e fechamento da mina.

AGRICULTURA DE PRECISÃO 

 

Os sensores óticos embarcados nos VANT (câmeras RGB, Térmicas e Multiespectrais) representam uma tecnologia versátil que permite um gerenciamento integrado de todas as etapas do cultivo agrícola, propiciando resultados essenciais para o agricultor e agregando valor ao produto final. O monitoramento contínuo do cultivo possibilita a geração de banco de dados para análise da evolução temporal da produção, o que otimiza os diferentes estágios do processo produtivo e aumenta a qualidade da gestão do uso da terra.

Através da utilização de câmeras Térmicas e Multiespectrais pode-se detectar o estresse hídrico e nutricional da área cultivada, além de proporcionar análises de índices de vegetação, como NDVI (Normalized Difference Vegetation Index). Dentre as principais utilidades dos produtos gerados pelo sensor RGB, destacam-se: curvas de nível, mapas de declividade e zoneamento, uso e ocupação do solo para planejamento do cultivo; estabelecimento do espaçamento, das linhas e densidade do plantio; detecção de falhas, pragas e doenças no cultivo; análise temporal do plantio e monitoramento periódico.

 

MEIO AMBIENTE 

O imageamento aerofotogramétrico realizado através do VANT permite gerar dados de alta resolução espacial e em curto período de tempo, características fundamentais para trabalhos na área de Meio Ambiente, seja para um diagnóstico ambiental ou para monitoramentos periódicos. A adequação do tipo de sensor (câmeras RGB, Térmica e Multiespectral) ao objetivo específico do trabalho, possibilita extrair uma gama de informações necessárias para elaboração de laudos, perícias, estudos, relatórios e programas ambientais, tais como: Estudos de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA); Programas de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); Relatório Ambiental Preliminar – RAP; Estudos Ambientais Simplificados – EAS, entre outros.

Rua Victor Carlos Nauck nº 550, Sala 1

Garopaba - SC - Brasil - CEP 88.495-000

Fone+55 48 9 9143-4356 

© 2017 by Geo Vant

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon